Capacitação em diabetes infantil é promovida pela rede municipalSAIBA MAIS
A Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, através do Núcleo de Apoio Pedagógico da Educação Infantil (NAPE), realizou uma formação significativa sobre diabetes voltada para as auxiliares de creche da rede pública. Esta iniciativa contou com a colaboração do Centro de Referência em Diabetes nas Escolas (CRDE) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire.
De acordo com as especialistas do NAPE, Mirna Lucila Barros e Irarriande Araújo, a capacitação foi idealizada para suprir a demanda por informações mais aprofundadas entre os profissionais que lidam diretamente com as crianças, aprimorando as práticas de acolhimento, observação e cuidados nas situações relacionadas ao diabetes no ambiente escolar.
A formação foi conduzida pela Professora Dra. Denise Mourão, que lidera o Projeto Diabetes nas Escolas, uma parceria entre a UFSB e o CRDE. Durante o evento, foram discutidos assuntos pertinentes ao diabetes infantil, como sinais de alerta, cuidados necessários na escola e procedimentos adequados em casos de emergência. A atividade também teve a presença de Ana Karolina Viana, estudante de Medicina da UFSB e bolsista PROEX/UFSB envolvida no projeto.
Com um público de 120 auxiliares de creche, o encontro visou ampliar o conhecimento das participantes sobre diabetes infantil. Foram enfatizados aspectos como o reconhecimento dos sintomas e as condutas apropriadas diante de episódios de hipoglicemia e hiperglicemia.
Essa iniciativa reafirma o compromisso da rede municipal com a promoção da saúde, inclusão e proteção integral das crianças. Ao investir na capacitação contínua dos profissionais que trabalham diretamente com o público infantil, a Educação Municipal fortalece sua capacidade de proporcionar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, atendendo às necessidades específicas de todos os alunos.
Além de compartilhar conhecimentos técnicos, a formação ajuda na criação de uma cultura voltada para o cuidado, responsabilidade compartilhada e respeito às particularidades de cada criança. Isso solidifica a escola como um espaço dedicado ao aprendizado, bem-estar e desenvolvimento humano.
Você consegue reconhecer uma situação emergencial relacionada ao diabetes?
Identificar rapidamente os sinais que indicam alterações nos níveis de glicose pode garantir um atendimento mais eficiente e seguro no ambiente escolar.
Hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue)
Sinais e sintomas:
- Tremores;
- Suor excessivo;
- Palidez;
- Tontura;
- Fraqueza;
- Irritabilidade;
- Sonolência;
- Confusão mental.
Ações recomendadas:
- Mantenha a calma;
- Chame imediatamente a equipe responsável pela criança;
- Siga as orientações previamente estabelecidas pela família e pela equipe médica;
- Caso haja agravamento do quadro, busque atendimento médico emergencial.
Hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue)
Sinais e sintomas:
- Sede intensa;
- Frequente vontade de urinar;
- Cansaço excessivo;
- Dores de cabeça;
- Sonolência;
- Visão embaçada.
Ações recomendadas:
- Observe e acolha a criança afetada;
- Informe os responsáveis imediatamente;
- Siga as diretrizes já definidas para o cuidado do estudante;
- Caso os sintomas se intensifiquem ou haja agravamento do quadro clínico, procure atendimento médico.
Iniciativas como essa aumentam a capacidade dos educadores em identificar situações perigosas e agir com segurança, contribuindo para o acolhimento e bem-estar dos estudantes nas escolas.
